Hoje, a Billboard americana divulgou seu Year-End Chart com os maiores singles, álbuns e artistas do ano em vendas de discos, execuções nas rádios e nos streamings em 2015. É claro que o resultado não poderia ser outro que não uma grande retrospectiva do que a gente teve de melhor e mais popular nesse ano, né? Só para uma melhor compreensão, o período de análise da Billboard foi de 21 de novembro de 2014 a 28 de novembro desse ano, o que explica a ausência de Adele e Justin Bieber na lista dos álbuns ou em uma posição maior na de singles.
Você já deve imaginar quem se destacou esse ano, certo? Em um ano sem (grandes) destaques, Taylor Swift monopolizou o cenário pop feminino, ela é a única mulher dona de um dos 10 maiores singles do ano - e emplacou todos os singles lançado no top 10 - ela inclusive apareceu com os cinco singles do "1989" na lista de fim de ano e teve o álbum mais vendido do período analisado. O ano também foi excelente para o até então pouco conhecido The Weeknd: ele tem seus três singles nos 15 mais populares do ano nos EUA e ainda aparece com Ariana Grande em #56 na parceria Love Me Harder". Rihanna, que há muito não amargava posições tão baixas com singles, emplacou na posição 42 "FourFiveSeconds" e "Bitch Better Have My Money" seis degraus abaixo, em 48°.
Quer mais colocações dos singles mais queridos do ano, mas que não chegaram ao top 10? "Lean On", do Major Lezer, um dos maiores hits internacionais no Brasil, terminou em #16, bem atrás de "Bad Blood", em 15°. "Can't Feel My Face", recém-indicada ao Grammy, quase chegou lá (#12). "Worth It", da girlband Fifth Harmony, terminou em #23, um pouco a frente de Selena Gomez e seu primeiro top 5 "Good Fou Your" (#27). "Hotline Bling" ainda está em seu auge nos EUA, mas mesmo assim conseguiu um belo top 30 (#30). "Hello" da máquina de recordes chamada Adele, teve apenas três semanas de desempenho contabilizadas pela Billboard, mas mesmo assim conseguiu o 35° lugar. Justin Bieber apareceu duas vezes, uma com "Where Are U Now" em 19° e outra com o lead-single do Purpose "What Do You Mean" (33°). Por fim, a grande aposta de Demi Lovato para o verão, "Cool For The Summer", foi o 53° single mais popular do ano. Quer ver como ficou o top 10? Rola a taba barra e vê os comentários que fiz!
10° lugar
"The Hills", The Weeknd
Posição de Pico:1° / Semanas na parada: 28 (até agora)
9° lugar
"Earned It", The Weeknd
Posição de Pico:3° / Semanas na parada: 43
8° lugar
"Watch Me", Silentó
Posição de Pico:3° / Semanas na parada: 41 (até agora)
7° lugar
"Blank Space", Taylor Swift
Posição de Pico:1° / Semanas na parada: 36
6° lugar
"Shut Up And Dance", Walk The Moon
Posição de Pico:4° / Semanas na parada: 53
5° lugar
"Sugar", Maroon 5
Posição de Pico:2° /Semanas na parada: 42
4° lugar
"Trap Queen", Fetty Wap
Posição de Pico:2° /Semanas na parada: 45 (até agora)
3° lugar
"See You Again", Wiz Kalifa feat. Charlie Puth
Posição de Pico: 1° /Semanas na parada: 38 (até agora)
2° lugar
"Thinking Out Loud", Ed Sheeran
Posição de Pico: 2°/Semanas na parada: 59
Acha que chegamos ao primeiro lugar? Nada disso!
Antes de anunciar o grande single de 2015, vamos relembrar o top 5 de 2014? Quem lembra?
Year-End Chart 2014
5° "Counting Stars", One Republic
4° "Fancy", Iggy Azalea feat. Charli XCX
3° "All Of Me" John Legend
2° "Dark Horse", Katy Perry feat. Juicy J
1° "Happy", Pharrel Williams
A trilha sonora sonora do filme "Meu Malvado Favorito 2" conquistou as rádios do mundo inteiro e foi soberana 10 semanas no topo da Hot 100. Com mais de 6 milhões vendidos, números altíssimos de streamings e execuções exaustivas nas rádios americanas, obviamente que Pharrell conquistaria o topo da lista de fim de ano, né?
Voltando para 2015, eis a grande campeã das vendas, dos streamings, das rádios, aquela que dominou tudo que trouxe de volta o bom e velho soul para o todo da paradas:
1° lugar
"Uptown Funk", Mark Ronson feat. Bruno Mars
Posição de Pico: 1° / Semanas nas paradas: 55
E finalmente o primeiro lugar, o single mais popular dos Estados Unidos em 2015. Taylor Swift teve mais duas semanas de reinado e entregou a coroa para Mark Ronson e Bruno Mars, que fizeram o single ficar 14 semanas no topo da Hot 100 - coisa que não acontecia desde o smash "I Gotta Feeling", do Black Eyed Peas de 2009. "Uptown" liderou as vendas e as rádios durante o ano e se tornou o 11° single mais bem sucediso da história, de acordo com a Greatest Of All Times da Billboard divulgada mês passado. Uau...
Que 2016 nos reserve muita coisa boa! Que volte Lady Gaga, Beyoncé, Aguilera, Katy Perry... As mulheres tem que voltar, já!!! E se neste ano, 9 dos 10 singles mais tocados foram de homens, que ano que vem, 9 de 10 singles por aqui sejam femininos. Amém?
Valeu gente!
#vem2016
Duda
Nenhum comentário:
Postar um comentário